Toda empresa precisa trabalhar com uma margem de lucro ideal. Esse indicador mede o quanto sobra de cada um real vendido para cobrir as despesas fixas do negócio . Portanto, pode-se dizer que quanto maior a margem de lucro, maior é o sucesso de determinada empresa.
A lógica inversa também é verdadeira, já que ter uma margem de lucro ruim faz o negócio se tornar parcial ou completamente inviável. Obviamente, essa viabilidade varia, pois depende das expectativas ligadas a cada empreendimento.
Diante disso, os empresários sempre buscam formas de aumentar a margem de lucro do negócio. E existem diversas maneiras de se fazer isso. Por isso, nós listamos neste artigo três dicas de como melhorar a rentabilidade da sua empresa. Acompanhe!
1. Adote uma política de revisão de custos
Não há dúvidas de que os custos causam muitos impactos na margem de lucro das empresas. Imagine uma crise financeira que, subitamente, encareça a matéria-prima usada na fabricação de um produto. É evidente que, cedo ou tarde, o preço final desse produto será encarecido. Mais evidente ainda é que, no mesmo cenário de crise, o consumidor pensará muitas vezes antes de pagar aquela quantia a mais.
Desse modo, a empresa precisa se antecipar e rever os custos a todo o momento. Inicialmente, é preciso fazer um levantamento de todos os processos produtivos, a fim de descobrir quais deles são muito onerosos às finanças ou que podem ser simplificados para melhorar a eficiência de produção do produto ou serviço. Contudo, é importante frisar que a preservação da qualidade deve permanecer intocável.
Concomitante a isso, faça parcerias com os seus melhores fornecedores e garanta um volume de negócio que lhe permita pedir redução dos preços. Em resumo: pense em medidas que possam proporcionar garantia de fornecimento, melhores preços e prazo de entrega, dessa forma, amplie a margem de lucro do seu negócio.
2. Promova produtos e serviços rentáveis
Se há a oferta de uma gama de produtos, é preciso focar a atenção sobre aqueles que sejam mais lucrativos para os cofres da empresa. Investir em mercadorias mais baratas nem sempre é sinônimo de alta lucratividade. Lembre-se: quanto mais barato for um produto, maior deverá ser a quantidade vendida para que se cubra o custo de produção.
Se sua empresa presta serviços, pense naquele que tem mais valor percebido pelo seu cliente. Focar no que o cliente mais deseja é uma excelente estratégia para vender com melhores margem de lucro.
Uma boa forma de fazer isso é a criação de produtos ou serviços diferenciados. O ideal é, inclusive, oferecer produtos e serviços que atendam a diferentes necessidades. Desta forma, os produtos de maior valor agregado se vendem pelas próprias características de resolver uma dor do consumido e, também, que concedem um ar de exclusividade.
3. Invista em ações de marketing
Investir em ações de marketing é essencial para qualquer empresa. Atualmente, ter uma estratégia de branding é um caminho indispensável para quem quer se tornar autoridade no seu segmento e, consequentemente, fazer mais negócio com o seu público alvo. Porém, não basta criar uma conta nas redes sociais e sair divulgando os produtos ou serviços aleatoriamente. Para que o seu negócio se beneficie da internet, é fundamental que seja construída uma boa estratégia de marketing, inclusive, investir em conteúdo que ajude o seu público a resolver problemas.
Nesse sentido, há uma série de detalhes para que sua estratégia de marketing digital jogue a favor do seu produto ou serviço e, consequentemente, aumente a percepção de valor do que você vende ou faz.
Na dúvida, entre em contado com um especialista no gerenciamento de marketing. Se bem utilizadas, as redes sociais como Instagram, Facebook e Youtube podem se tornar ferramentas de valorização de seu negócio e ampliar o interesse pela sua marca e, consequentemente, a margem de lucro da empresa.
O aumento da margem de lucro é algo que sempre deve estar no horizonte das empresas. A partir dessas dicas, você pode ter uma visão mais ampla das inúmeras outras possibilidades de melhorar o lucro do seu negócio!
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