Cuidar da gestão e controle dos negócios é fundamental para o sucesso de uma pequena empresa. Afinal, sem isso dificilmente ela irá sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
O processo da gestão e controle de negócio consiste em mensurar o desempenho da sua empresa constantemente. Realizando uma análise criteriosa do desempenho financeiro, bem como das estratégias traçadas e definidas.
Sem controle não haverá como saber se a empresa está realmente seguindo no caminho certo. E isso pode representar, inclusive, um crescimento abaixo da média do mercado ou até mesmo a sua morte precoce.
OPC – A metodologia que pode levar a gestão da sua empresa para outro nível
Antes de pensar em controle empresarial é preciso entender mais precisamente sobre a metodologia de gestão desenvolvida pela Fintime denominada de OPC, que significa – Organização-Planejamento-Controle.
A metodologia OPC foi criada a partir de uma adaptação do conceito PDCA, que é mundialmente conhecida e aplicada na melhoria contínua de processos de gestão. O PDCA foi criado na década de 20 por Walter A. Shewhart e mais tarde foi disseminado por William Edward Deming e envolve 4 etapas: Planejar-Fazer-Verificar-Agir.
Entretanto, a metodologia OPC leva em consideração a realidade das pequenas e médias empresas brasileiras. Afinal, elas nasceram em um ambiente de negócio extremamente desfavorável e hostil.
E por isso, tem que lidar com inúmeras dificuldades no seu dia a dia, fazendo com que o empresário fique a maior parte do seu tempo apagando incêndio, sem tempo para planejar a gestão do seu negócio.
O primeiro passo da metodologia OPC é, portanto, a organização. Ou seja, seguir um passo a passo para organizar as finanças de sua empresa é o primeiro pilar para sair do ciclo de estagnação e ter controle e gestão.
Além disso é através da organização que sua empresa terá condição conhecer a sua verdadeira capacidade de geração de lucro. E também, conhecer sua margem de contribuição e consequentemente ter o “oxigênio” (dinheiro) para acelerar em direção ao sucesso.
- Veja aqui os 7 passos essenciais para você fazer a organização financeira da sua empresa.
O segundo passo é o Planejamento – Uma vez organizada, sua empresa estará pronta para dar o próximo passo, que é planejar e documentar a estratégia do negócio.
Ou seja, avaliar o cenário em que sua empresa se encontra, levantando os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
Dessa maneira, a empresa começará a desenhar o seu futuro dando um passo muito importante para uma boa gestão estratégica.
O terceiro passo da metodologia OPC é o controle, onde você poderá acompanhar e avaliar os resultados. Saber se o que realmente foi proposto foi atingido.
Desta forma, se o prazo das ações foram cumprido bem como saber se o orçamento empresarial está sendo executado dentro do esperado, podendo aprender e fazer correção do plano de ação.
- Veja aqui o artigo onde explicamos o passo a passo para você fazer o planejamento estratégico na sua empresa.
Acompanhamento constante do plano de ação
Para que exista um bom controle é essencial que a empresa realize um acompanhamento constante do plano de ação. Mensalmente é preciso levantar o que foi projetado e comparar com o que foi realizado.
Isso ajudará a corrigir os erros que aconteceram. Quanto maior e mais constante for esse acompanhamento melhor será a gestão da empresa. Pois, ela conseguirá avaliar com mais precisão os pontos que precisam de mudança.
É importante que todos os setores estejam alinhados. É função do gestor saber cobrar os responsáveis por cada setor, procurando entender o porquê determinado setor não está conseguindo atingir os objetivos e avaliar alternativas para alcançar os resultados.
Sendo assim, a empresa vai se tornando cada vez mais controlada e organizada. E quando falamos em controlada estamos falando no controle como um todo.
Não apenas no controle financeiro que claro, é muito importante. Mas sim, o controle de todos as atividades que envolve uma empresa, tais como gestão dos processos de produção, gestão de pessoas e gestão da qualidade dos serviços e dos produtos vendidos. .
Tenha uma plataforma para controlar as atividades
Ter uma plataforma para controlar as atividades é essencial para garantir o engajamento de todos os envolvidos na estratégia.
Além disso, a plataforma ajudará a organizar as tarefas do dia a dia, bem como no alinhamento dos setores. Entretanto, essa plataforma poderá estender-se para diversas áreas, desde o controle de tarefas e projetos até mesmo o controle das atividades de manutenção da empresa.
Existem plataformas que usam a metodologia Kanban que consistem em classificar as atividades em três grande grupos: Nova atividade, atividade em andamento e atividade finalizada, como uma maneira de se eliminar o desperdício de tempo, organizar a produção e aumentar a produtividade do time.
Essa plataforma poderá colaborar para acelerar o crescimento do seu negócio. Ajudando tanto na organização quanto na gestão de estratégia.
Faça uma boa leitura do demonstrativo de resultados
A geração de indicadores é fundamental para determinar relatórios que serão avaliados pelos proprietários da empresa. São eles que irão demonstrar os resultados. E saber ler esses resultados é crucial.
Saber, por exemplo, ler um DRE, um Balanço Patrimonial bem como os indicadores financeiros fará o empresário saber se a empresa está indo para o caminho certo.
Veja que não basta apenas gerar os indicadores, é preciso interpretá-los e tirar proveitos das informações para tomar as melhores decisões.
Desta maneira, saber ler os demonstrativos de resultados é fundamental para o sucesso da empresa. Mas, é preciso saber agir. Não basta, dessa maneira ler os resultados, interpretá-los e no momento de agir seguir o sentido oposto.
É preciso saber agir corretamente. Determinar ações que possam corrigir determinados indicadores em um determinado período de tempo. Desse modo, essas ações irão reconduzir o caminho traçado pela empresa.
Agir rapidamente é fundamental para corrigir a estratégia. Ou seja, se um indicador apresentou um resultado negativo, é preciso imediatamente criar um novo plano de ação. E com isso começar avaliar se essas novas ações estão reconduzindo o indicador para o caminho correto.
Somente assim é que o empresário conseguirá melhorar a gestão estratégica e financeira da sua empresa. Não é uma tarefa fácil. Ser empresário é realmente desafiador, ainda mais no Brasil.
Busque ajuda profissional para um bom controle
Diante do que foi exposto, muitos empresários acabam achando difícil, ou até mesmo impossível atingir os resultados almejados. E realmente é. Portanto o planejamento estratégico, financeiro e o controle empresarial exigem bastante conhecimento técnico.
Para isso o empresário deverá ter sede de aprender. Buscar constantemente novos conhecimentos é primordial. Assim como desenvolver mensalmente novas habilidades que serão capazes de melhorar toda a gestão da empresa.
Contudo, independente da busca pelo conhecimento, contar com profissionais especializados é também essencial para se alcançar o sucesso. Dificilmente alguém consegue caminhar sozinho. E entender que bons profissionais podem ajudar a definir a rota do seu negócio é o primeiro passo para o sucesso.
Certamente, nós da Fintime usamos a metodologia OPC para acelerar a gestão de diversas empresas. Nosso time de consultores de negócios, contadores e especialistas em RH usam as melhores tecnologias para ajudar empresários no processo de implantação desse modelo para produzir resultados incríveis e ajudar empresas a trilhar o caminho rumo ao topo.
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