Talvez você ainda não saiba, mas a contabilidade gerencial faz toda a diferença em uma empresa! Por meio dela, além de organizar as suas finanças e manter as obrigações tributárias em dia, o contador também realiza um papel importante na tomada de decisões.Para que você entenda como funciona esse serviço, quais as vantagens e diferenças entre ele e o serviço tradicional de contabilidade financeira, leia o nosso post com atenção. Com certeza, ao entender melhor do assunto, você vai perceber a importância dessa ferramenta dentro da sua empresa e como ela poderá transformar a gestão do seu negócio! Confira:
O que é contabilidade gerencial?
A contabilidade gerencial trabalha com a análise, identificação e mensuração das informações financeiras da sua empresa, auxiliando na tomada de decisões e realizando um planejamento mais eficiente e seguro.Por meio dela, os dados contábeis serão interpretados de forma mais clara e será possível analisar, mais profundamente, os verdadeiros lucros, despesas e as possibilidades de crescimento no faturamento mensal.Esse trabalho é realizado pelos escritórios de contabilidade em conjunto com os setores internos da sua empresa, pois só com uma comunicação eficiente a troca de informações acontecerá de forma integral.
Quais as vantagens?
Com a adoção da contabilidade gerencial, você terá mais segurança na tomada de decisões e poderá estudar ações para aumentar a produtividade dos seus funcionários e reduzir o número de contratações, por exemplo, ou verificar qual o produto/serviço está gerando mais receita, entre outros.Além disso, conhecendo a fundo a sua situação financeira, fica mais fácil reduzir despesas e desperdícios, controlar o fluxo de caixa, realizar investimentos e adotar estratégias de mercados que possibilitem a ampliação dos negócios e o aumento da satisfação dos clientes.
Contabilidade gerencial X financeira: quais são as diferenças?
Enquanto a contabilidade financeira se preocupa com o cumprimento das leis tributárias, o pagamento pontual dos impostos e ações voltadas para a
redução geral dos gastos, a contabilidade gerencial visa organizar internamente a sua empresa, de acordo com as necessidades.A primeira, portanto, cumpre leis e regras gerais, enquanto a segunda adéqua essas mesmas leis à realidade da sua empresa, descobre mecanismos que facilitem a organização das tarefas e que otimizem os lucros.Convém ressaltar, ainda, que a contabilidade financeira se preocupa com prazos de pagamentos e de entrega de documentos. A gerencial, por sua vez, ajusta as ações à adaptação dos setores internos da sua empresa e visa desempenhos em longo prazo.
Como implantar a contabilidade gerencial na sua empresa?
Para começar o serviço, é importante dar início a um controle financeiro eficiente, registrando todas as movimentações de entrada e saída da empresa.Para isso, contar com um software de gestão integrada pode ser uma forma de facilitar as ações e
reduzir o risco de erros, afinal, o sistema reúne em um só lugar todos os registros realizados. Também pode valer a pena usar ferramentas gerenciais que auxiliam na elaboração do perfil da sua empresa. Como exemplos, podemos mencionar o fluxo de caixa, os orçamentos e os índices contábeis.A contabilidade gerencial, com certeza, abrirá grandes possibilidades para o seu negócio, então, invista nesse serviço, contratando um bom contador e os softwares certos para que tenha maior agilidade e eficiência.
A Fintime pode me ajudar?
A Fintime NASCEU com a missão de transformar a gestão contábil financeira das empresas, fornecendo informação de valor e em tempo real, para o empreendedor antecipar decisões e ter mais segurança nos negócios.Se quiser saber mais sobre como nosso time pode te ajudar, acesse nosso canal de contato e será um prazer te ajuda!
QUERO A CONTABILIDADE ESTRATÉGICAEsse post te ajudou? Ou você ainda tem dúvidas? Siga nossa
página no Facebook, instagram e acompanhe todas as novidades!