Estar a par de todas as informações dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil. Hoje, os gestores necessitam estar rodeados de informações para que suas decisões sejam assertivas e proporcionem resultados positivos. Já pensou em ter um contador gerencial para te ajudar a organizar sua empresa?
Esse profissional se tornou um fator determinante dentro das organizações, pois ele é responsável por demonstrar as informações que dão suporte para a tomada de decisão.
O que um contador gerencial pode fazer pelo seu negócio? Continue a leitura e confira!
Otimizar processos
Com o passar do tempo, a contabilidade deixou de ser apenas apurações de tributos e passou a ser uma assessoria. A incumbência é aprimorar as informações, trazendo projeções para o futuro, com ações corretivas do contexto atual.
Para que isso ocorra de forma eficiente, cabe ao contador gerencial otimizar os processos internos da organização. A base disto é fazer com que todos os setores interajam como um sistema: onde a empresa é um grande sistema, formado por subsistemas que alimentam a base das informações.
Ou seja, é a contabilidade gerencial que molda os processos, para transformar os dados gerados por todos os setores em informações concretas para os gestores e diretores.
Disponibilizar métricas
Do que adianta você ter dados e não conseguir mensurar essas informações? Pois é, de nada adianta, não é mesmo?!
É neste momento que a contabilidade gerencial mostra que, cada vez mais, é de suma importância dentro dos negócios. Ela transforma os dados contábeis em informações gerenciais, em seguida as disponibiliza para serem analisadas.
O contador gerencial demonstra desde a solvência da empresa, assim como auxilia na precificação dos produtos e serviços, além de mostrar fatores como:
- margem de contribuição
- ponto de equilíbrio
- capital de giro
- liquidez
Faz parte das atividades do profissional integrar todos os dados e disponibilizar informações que demonstrem de forma correta a real situação da empresa.
Propiciar segurança
Quando você percebe que sua contabilidade é realizada de forma segura e eficaz, além de seguir todas as regras com as obrigações tributárias e legais, você certamente se sente seguro em relação aos resultados.
Da mesma forma, o contador gerencial dentro da empresa propicia segurança nas informações que distribui para a direção da empresa. Ele baseia-se em relatórios e demonstrações seguras e, antes de divulgar qualquer informação, avalia todos os números, tanto das receitas, custos, operações, dados societários, financeiros e estatísticos.
Além disso, analisa detalhadamente o cenário externos, para só assim divulgar as informações que auxiliam na tomada de decisão.
Identificar a rentabilidade
Uma das mais importantes análises que todo empreendedor realiza é a análise de desempenho. É neste momento que é possível identificar a rentabilidade da empresa.
Mais uma vez, é essencial a presença do profissional contábil, que é a pessoa mais qualificada para transformar as informações contábeis em referências para a gestão estratégica da empresa.
Ele trará dados como giro do ativo, isto é, quanto de receita está sendo gerado para cada ativo aplicado. Também demonstrará a margem líquida da empresa, liquidez geral, liquidez corrente, índice de endividamento, prazos médios de estoque, entre outros.
Tenha um contador gerencial dentro da empresa para crescer de forma segura!
Contudo, muitas vezes, ter um contador específico para cuidar dessa área dentro da empresa se torna algo oneroso. Diante disso, terceirizar sua contabilidade é a alternativa mais eficiente. Empresas especializadas contam com equipes multiprofissionais, capazes de dar todo o suporte necessário para o seu negócio.
Quer saber mais sobre ter os serviços de um contador gerencial? Entre em contato conosco, somos o suporte de que você precisa!