Contabilidade digital x tradicional: quais as diferenças?

A internet está cada vez mais presente em todas as atividades do dia a dia. Há algum tempo, chegou a contabilidade digital e tem ajudado a tornar digitais processos outrora analógicos.

No entanto, a contabilidade digital e a tradicional têm características distintas que as tornam mais ou menos atraentes para os negócios. Algumas delas podem ser vistas neste post. Confira a seguir!

Automação de processos

Em relação aos processos contábeis e fiscais, a contabilidade digital desempenha suas atividades com muito mais rapidez, . Um exemplo disso é a escrituração, que, com o avanço do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e o advento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), pode ser feita on-line.

Portanto, o objetivo principal da contabilidade online é entregar as obrigações fiscais e contábeis dos clientes ao Fisco com rapidez, eliminando papéis, burocracia e reduzindo custos. Ou seja, é um modelo com dados automatizados e agilidade de processos.

Compliance

A governança corporativa ganha força com o uso da internet. Afinal, a gestão passa a ter como base métodos que valorizam a transparência nos contratos, a eficiência e o fortalecimento da imagem institucional. É nesse contexto que surge o compliance — o termo vem do verbo to comply, que significa fazer cumprir.

Na contabilidade tradicional, essa transparência nem sempre é possível, já que a relação entre contadores e empresas baseia-se estritamente na confiança. Embora os recursos on-line possam ser utilizados, a atuação das empresas é reduzida, já que elas têm menos poder para interferir nos processos.

Já na contabilidade digital o acesso on-line aos registros contábeis por todos que estão autorizados torna as rotinas muito mais abertas e confiáveis.

Comunicação

Os serviços contábeis tradicionais privilegiam canais de comunicação diversificados e presenciais. A internet pode ser usada, mas não é por seu intermédio que as decisões são tomadas ou debates importantes são travados.

Cenário distinto acontece quando as empresas adotam o modelo digital. Nesse caso, os aplicativos de troca de mensagens, as redes sociais e os softwares de gestão ganham mais relevância, já que são o meio de comunicação preferencial. Assim, decisões são tomadas mais rapidamente e seus efeitos são comunicados em tempo real.

Serviços mais completos

Enquanto no modelo tradicional, o contador fica responsável basicamente por cumprir prazos legais, a contabilidade digital torna os negócios muito mais escaláveis. Isso significa que ele passa a fazer parte do negócio e se torna responsável por orientar na interpretação dos números e assim, auxiliar o empreendedor em decisões e estratégias administrativas.

Gostou de entender as diferenças entre contabilidade digital e tradicional? Gostaria de saber como uma contabilidade digital poderia agregar no crescimento do seu negócio?

Fale com nosso time clicando aqui

Compartilhe este post em suas redes sociais para que outros interessados possam lê-lo.