Planejamento Empresarial. O passo fundamental para saber se uma empresa sobreviverá ou morrerá nos cinco primeiros anos de vida.
Pesquisas indicam que cerca de 60% das empresas não conseguem passar do quinto ano de funcionamento. Entre as principais causas da mortalidade precoce das empresas está a falta de planejamento empresarial adequado.
A maioria dos empresários passa o dia apagando incêndio e acaba esquecendo que o planejamento é essencial para o seu negócio. Aliás, os empresários devem focar mais o seu tempo em planejamento do que execução.
Pensando nisso, separamos neste artigo os 6 passos essenciais para planejar e acelerar o crescimento da sua empresa. Dá uma conferida.
Identificar o “dono do plano”, o primeiro passo do planejamento empresarial
O primeiro passo para começar a desenvolver o planejamento empresarial é identificar o “dono do plano”.E isso consiste dizer que é preciso em alguns casos mudar toda a rotina de trabalho do dono ou dos sócios da empresa.
Ser “dono” do plano estratégico é o papel mais importante na sua empresa e esse papel deve ser exercido pelo sócio que tem perfil de gestor. É ele quem será o responsável por dirigir e liderar a equipe rumo aos objetivos estabelecidos no plano estratégico.
É comum, principalmente no Brasil, empresários trabalharem inclusive em linha de produção. Por mais que acreditem que isso é bom para a empresa, esse é um erro crucial para a sobrevivência do negócio.
O gestor deve se posicionar nas questões estratégicas do empreendimento. Trabalhar para a criação de estratégias de expansão, de lançamento de produtos, de análise de setores, concorrentes, entre outros pontos importantes.
Entender essa questão e buscar uma mudança de comportamento é o início da implantação do planejamento empresarial. Sem isso, o resto do plano não alcançará os objetivos propostos.
Mapear a estratégia atual
Após o dono se posicionar na gestão estratégica é preciso levantar os principais pontos fortes e fracos da empresa. Levantar quais são os produtos e serviços que a empresa se destaca no mercado, e também quais precisam de melhoria.
Existe uma técnica chamada análise SWOT que consiste em levantar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Essa técnica é fundamental para mapear a estratégia atual do negócio.
Outra ferramenta moderna que você pode usar é o Business Model Canvas. Através dela, você poderá ter uma visão estratégica do modelo de negócio da empresa de uma forma simples e visual.
Pois, baseado nesse levantamento ficará mais fácil direcionar tempo, recursos e energia na direção certa. E por direção certa entende-se enaltecer os pontos fortes, melhorar os pontos fracos, aproveitar as oportunidades e driblar as ameaças do seu segmento.
Elaborar os objetivos da sua empresa, um passo fundamental para o planejamento estratégico
Após realizar a análise de cenário é preciso estabelecer os objetivos da empresa. Primeiramente, é importante estabelecer objetivos possíveis de serem alcançados, considerando a capacidade de investimento da sua empresa e de execução desses objetivos pela sua equipe.
Para isso, utilize a metodologia OKR. Essa metodologia de gestão que foi criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove e tem como objetivo simplificar a criação dos chamados “objectives and key results”, ou seja, os objetivos principais de resultados. Recomenda-se estabelecer no máximo 5 objetivos.
Após determinar os cinco objetivos, junte os líderes de cada departamento e peça a colaboração deles no processo de criação das ações para alcançá-los. Esses objetivos servirão de norte para saber onde sua empresa quer chegar mantendo todo o time remando na mesma direção.
Crie as ações por departamento
Após determinar os objetivos e as ações, separe por departamento, indicando o líder que será o responsável por fazer essa ação acontecer.
E isso consiste em fragmentar o plano, passando para cada departamento os objetivos que eles precisam alcançar. Com isso, cada departamento irá criar tarefas necessárias para alcançar os objetivos propostos.
É importante que os colaboradores estejam engajados com o propósito da empresa. Eles precisarão entender que aquela ação do departamento será fundamental para atingir um objetivo maior.
É essencial também criar um plano de recompensas por resultado atingido. Isso manterá a equipe motivada. Pois eles entenderão que estão crescendo com a empresa, e jogarão juntos tanto nos dias bons quanto nos dias ruins do negócio.
Elabore um orçamento para melhorar o planejamento empresarial
O quinto passo é elaborar um orçamento. Ou seja, saber quanto será investido no projeto para atingir o objetivo e qual será o retorno disso. Esse passo também é fundamental para que o gasto não seja superior ao lucro almejado.
É importante saber qual a receita que será alcançada junto com o objetivo. E, alcançada essa receita qual será o lucro mensal que ela irá proporcionar. Para isso é importante que a gestão financeira esteja bem desenvolvida e alinhada com o planejamento estratégico.
Gerencie as atividades
O sexto e último passo consiste em ter uma ferramenta para gerenciar e controlar as atividades que serão realizadas para atingir o objetivo proposto.
Além disso, esse sistema irá sinalizar se o objetivo será cumprido dentro do prazo, ou se haverá a necessidade de se fazer um replanejamento.
O acompanhamento das atividades é fundamental para se atingir os objetivos propostos. É importante que para cada setor tenha uma pessoa responsável que será cobrada pelo gestor mensalmente sobre o desempenho do seu departamento. Essa pessoa irá monitorar os indicadores da sua equipe e cobrar os seus subordinados.
Sem o planejamento empresarial o sucesso dificilmente acontecerá
Como vimos, o planejamento empresarial é fundamental para uma empresa. O empresário deverá entender esse papel e começar mais rapidamente a atuar na gestão estratégica do negócio.
Entendendo isso, ele conseguirá desenvolver os seis passos que acima citamos, sabendo para onde o barco deve remar. Consequente, conseguindo alinhar toda a sua equipe para a mesmo direção.
Contudo, esse é um processo que nem sempre é fácil, porque, exige muita mudança de comportamento e de hábitos na cultura organizacional.
Assim como, buscar uma consultoria de gestão estratégica pode ser um excelente caminho para melhorar essa questão na sua empresa.
Nós da Fintime possuímos uma metodologia de gestão chamada de OPC (organização, planejamento e controle), que consiste na aplicação e acompanhamento desses passos.
Desenvolvemos juntamente com os sócios do negócio todo o planejamento estratégico e ajudamos também na etapa de organização financeira.
Entre em contato com a nossa equipe e conheça a metodologia que fará o seu negócio acelerar na direção certa.