As empresas, independentemente do porte ou do ramo de atividade, visam sempre potencializar os seus resultados. Para isso, elas utilizam as informações que a contabilidade financeira e suas vertentes disponibilizam.
Diante disso, podemos destacar a importância dela dentro das instituições, mostrando-se primordial para o sucesso da empresa em longo prazo.
Neste post, você encontrará informações importantes sobre contabilidade financeira. Continue a leitura!
O que é contabilidade financeira?
A contabilidade é uma ciência social que estuda o patrimônio das organizações, ou seja, ela mensura os fatos ocorridos e analisa como isso afeta o patrimônio da entidade. Dessa forma, ela é responsável por registrar as entradas e saídas para, em determinado momento, apresentar seus saldos.
Na mesma linha de raciocínio, destacamos a contabilidade financeira, por sua vez, uma das vertentes da contabilidade geral, que auxilia os profissionais contábeis a recolher e processar todos os dados financeiros e contábeis do seu negócio.
Basicamente, ela é designada para elaborar as demonstrações contábeis destinadas aos usuários externos:
- auditores externos;
- fisco;
- investidores;
- bancos;
- governo.
É por meio dela que os usuários externos avaliam como está a situação da empresa e como foi o desempenho da administração dos negócios.
Qual a sua importância?
Sendo responsável pelas demonstrações financeiras, ela representa a forma como a empresa divulgará os seus resultados para as pessoas que não transitam cotidianamente na empresa.
A sua necessidade ficou cada dia mais evidente após a crise de 1929, nos Estados Unidos, uma vez que naquela situação ocorreram muitos escândalos referentes a fraudes contábeis. Nesse sentido, os órgãos reguladores buscaram formas para que os usuários externos pudessem controlar as empresas em que tivessem investimentos.
Assim, entende-se que o principal objetivo desse ramo da contabilidade é coletar os fatos ocorridos nas empresas que afetam o patrimônio, classificando-os e registrando-os, para evidenciar nos relatórios.
Basicamente, ela é regulada pelos órgãos específicos e fundamentada nos princípios da contabilidade. Portanto, para a elaboração das demonstrações pertinentes à contabilidade financeira, é preciso ser profissional de contabilidade devidamente registrado.
Quais as principais diferenças entre contabilidade financeira e gerencial?
Por demonstrarem informações importantes para a tomada de decisão, muitas vezes, a contabilidade financeira é facilmente confundida com a contabilidade gerencial. No entanto, elas possuem características bem específicas.
O principal objetivo da contabilidade gerencial é reunir informações relevantes para os gestores, paralelamente às demais demonstrações obrigatórias.
Veja agora as principais diferenças entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial:
Usuários
A contabilidade gerencial tem por finalidade demonstrar as informações para os usuários internos, conforme seus níveis hierárquicos.
A contabilidade financeira é fundamentada na demonstração das informações para os usuários externos, acionistas, investidores, governo, entre outros.
Sistemas contábeis
Basicamente, a contabilidade financeira segue a regra das partidas dobradas: para cada débito é necessário um crédito de igual valor.
Por outro lado, a contabilidade gerencial busca a qualidade da informação, podendo utilizar qualquer tipo de sistema.
Tipos de informação
Em âmbito gerencial, essa contabilidade relata tanto informações financeiras como físicas, operacionais, tecnológicas e de produtividade. Contudo, no aspecto financeiro, as informações são estritamente financeiras, ou seja, monetárias.
Propósito
A contabilidade financeira tem por propósito reportar os resultados para os usuários externos.
A contabilidade gerencial tem por finalidade subsidiar as decisões internas.
Tempo
Enquanto a contabilidade financeira demonstra as informações ocorridas no passado, a contabilidade gerencial demonstra as informações do presente e projeta o futuro.
Independentemente do tipo, ambas se fazem necessárias dentro das empresas. Obviamente, quando alinhadas, os seus resultados potencializam o desempenho das empresas. Logo, para você conseguir tais resultados, é imprescindível o suporte de uma equipe contábil capacitada.
Quer saber mais? Temos um time preparado para te ajudar!